Colégio Constantino

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Palestra


No dia oito (8) de junho de 2011, no colégio Estadual Constantino Catarino de Souza houve uma palesta para as turmas dos terceiros anos noturno com o doutor João Bento o qual falou sobre doenças sexualmente transmitíeis. foi uma palestra bem interessante, onde os alunos se comportaram de forma impecável, ficaram atentos e impressionados com as imagens trazidas pelo médico.
Um dos temas abordados foi a AIDS; sigla da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, provocada por uma vírus chamado HIV.
Muitas vezes não damos importância a AIDS uma vez que achamos que ela nunca fará parte de nossas vidas somente das dos outros, a verdade é que só depende de nós para que realmente ela não faça parte de nossas vidas.
De que formas podemos evitá-la?
Duas maneiras principais de evitar a AIDS:
1. Limitar o número de parceiros; quando uma pessoa tem relações sexuais com várias pessoas, suas chances de adquirir uma doença sexualmente transmissível aumentam, pois há maior probabilidade de algum dos parceiros estar contaminado;
2. usar camisinha sempre, em todas as relações sexuais; a camisinha evita o contato direto entre a vagina e o pênis, impedindo que a doença seja transmitida através dos órgãos sexuais e vice-versa.

Além da Aids o Ginecologista falou sobre outros tipos de doenças sexualmente transmitíeis, gonorreia que  é transmitida pelo contato com o pênis, vagina, boca ou ânus. Não é necessário haver ejaculação para a gonorreia ser transmitida. Gonorreia também pode ser transmitida da mãe para o bebê durante o parto. Pessoas que tiveram gonorreia e receberam tratamento podem ser infectadas de novo se tiverem contato sexual com indivíduos infectados a sifles também  muito grave, se não for tratada corretamente. Pode causar problemas sérios, como cegueira, paralisia, distúrbios mentais (loucura) e até levar à morte. Por isso, a sífilis precisa ser tratada com acompanhamento médico e exames de laboratório, para evitar que avance no organismo.
Como todas as outras doenças sexualmente transmissíveis, a contaminação se dá principalmente pela relação sexual. Gestante com sífilis também passa a doença para o bebê, que geralmente nasce com graves deficiências físicas e mentais. entre outras, vale lembrar que para evitá-las somente das formas citadas acima.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário